Principal / Publicações / EDITAL N°108/2025 – Projeto "MDA - Comida de verdade no prato: Agroecologia em redes"

Publicações

EDITAL N°108/2025 – Projeto "MDA - Comida de verdade no prato: Agroecologia em redes"
Detalhes
Etapas (Convocações, Resultados, Etc.)
Arquivos (atas, homologações, etc)
SituaçãoConcluído
ModalidadeBolsistas
Tipo:Editais de Seleção
Nº do Edital:108
Publicado em11/08/2025 às 16:54

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, contrato nº 71/2025, processo nº 23089.038669/2023-41, com o objetivo de apoiar o projeto “MDA - Comida de verdade no prato: Agroecologia em redes”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsistas para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:

 

1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS

Função

Código da Vaga

 

 

Regime das atividades

Resumo das Atribuições

Escolaridade mínima

Quantidade de Vagas

Valor Mensal Bruto (R$)

Duração do contrato

Bolsista Apoio Gestor de Comunicação 

APOIO_COMU

HÍBRIDA (presencial e remota)

Construir e executar o plano de comunicação do projeto em articulação com a coordenação.

 

Sugerir estratégias e formatos de divulgação adequados aos diferentes públicos-alvo.

 

Planejar conjuntamente e supervisionar os bolsistas de comunicação locais.

 

Produzir textos, posts, releases, vídeos e materiais gráficos para mídias sociais, sites, boletins e materiais impressos.

 

Redigir notas, matérias e informes sobre as ações e resultados do projeto.

 

Alimentar e atualizar redes sociais, sites, newsletters e outros canais de comunicação do projeto.

Apoiar na organização e difusão de podcasts, e-books e produtos audiovisuais do projeto.

 

Realizar e orientar a cobertura de eventos, oficinas, mutirões e demais ações do projeto.

 

Registrar as atividades com fotografias, vídeos e relatos, e fazer a curadoria do material para divulgação científica e social.

 

Colaborar na organização de arquivos audiovisuais e relatórios de comunicação.

 

Auxiliar na elaboração dos produtos finais e dos relatórios de resultados para prestação de contas.

 

Apoiar o contato com a imprensa, parceiros institucionais e demais públicos externos e comunidade universitária.

 

Colaborar na articulação com a equipe de bolsistas e com a rede de agricultura urbana envolvida no projeto.

 

Graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Design, Design Gráfico, Produção Multimídia, Ciências Sociais (com atuação em comunicação popular ou comunitária), Produção Editorial, Marketing, Marketing Digital.

 

Experiência em produção de conteúdo para redes sociais, comunicação institucional, elaboração de materiais gráficos e/ou audiovisuais, além de familiaridade com estratégias de divulgação de projetos sociais, comunitários ou de extensão universitária.

 01 (uma)

R$

1.400,00

09 (nove)

meses

 

1.1.    Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital aquele(a)s que:

1.1.1. Tenham graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Design, Design Gráfico, Produção Multimídia, Ciências Sociais (com atuação em comunicação popular ou comunitária), Produção Editorial, Marketing, Marketing Digital.

1.1.2. Tenham experiência em produção de conteúdo para redes sociais, comunicação institucional, elaboração de materiais gráficos e/ou audiovisuais, além de familiaridade com estratégias de divulgação de projetos sociais, comunitários ou de extensão universitária.

 

1.2.    São atribuições da(os) bolsistas:

1.2.1.      Planejamento e supervisão da Comunicação

·        Construir e executar o plano de comunicação do projeto em articulação com a coordenação.

·        Sugerir estratégias e formatos de divulgação adequados aos diferentes públicos-alvo.

·        Planejar conjuntamente e supervisionar os bolsistas de comunicação locais.

1.2.2.      Produção de Conteúdos

       Produzir textos, posts, releases, vídeos e materiais gráficos para mídias sociais, sites, boletins e materiais impressos.

       Redigir notas, matérias e informes sobre as ações e resultados do projeto.

1.2.3.      Gestão de Canais e Plataformas

       Alimentar e atualizar redes sociais, sites, newsletters e outros canais de comunicação do projeto.

       Apoiar na organização e difusão de podcasts, e-books e produtos audiovisuais do projeto.

1.2.4.      Cobertura e Divulgação de Atividades

       Realizar e orientar a cobertura de eventos, oficinas, mutirões e demais ações do projeto.

       Registrar as atividades com fotografias, vídeos e relatos, e fazer a curadoria do material para divulgação científica e social.

1.2.5.      Apoio à Sistematização e Prestação de Contas

  •        Colaborar na organização de arquivos audiovisuais e relatórios de comunicação.

  •        Auxiliar na elaboração dos produtos finais e dos relatórios de resultados para prestação de contas.

1.2.6.       Relacionamento Institucional

       Apoiar o contato com a imprensa, parceiros institucionais e demais públicos externos e comunidade universitária.

       Colaborar na articulação com a equipe de bolsistas e com a rede de agricultura urbana envolvida no projeto.

 

1.3. Será disponibilizada 01 (uma) vaga.

 

2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES/LOCALIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas o (a) bolsista deve dedicar 20 horas semanais.

2.2. As atividades deverão ser realizadas de forma HÍBRIDA (presencial e remota).

2.3. As atividades presenciais deverão ser realizadas na Grande São Paulo e/ou Baixada Santista, Estado de São Paulo.

2.4. O(a) bolsista que precisar se deslocar para realizar as atividades presenciais, não terá nenhuma despesa custeada pelo projeto.

2.5. O deslocamento para a participação presencial do(a) bolsista em atividades previstas no Plano de Trabalho (cursos, oficinas, capacitações, mutirões) poderá ser custeado, desde que a despesa esteja prevista no orçamento da atividade para todos os participantes.

 

3.DAS INSCRIÇÕES

3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a) interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição, deverá:

3.1.1. Verificar junto à referida instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.

3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.

3. 2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as 00h01min do dia 12/08/2025 e as 23h59min do dia 02/09/2025.  Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário estipulado (23h59min).

3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário           o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia para cfsilva@unifesp.br de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou vitae e Carta de manifestação de interesse em uma lauda (250 a 350 palavras), em que se apresente o perfil desejável para a vaga (todos os documentos deverão ser enviados como arquivos independentes, em pdf, nomeados conforme disposto – CV – Carta de Intenção – Comprovante da escolaridade exigida).

3.2.1.1. A carta de manifestação de interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser digitalizada ou manuscrita.

3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a) candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.

3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO DESTE EDITAL (108/2025) e o CÓDIGO DA VAGA.

3.3. A não apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos candidatos.

 

4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO

4.1. Será atribuída, conforme especificado:

4.1.1 Bolsista Apoio Gestor de Comunicação

4.1.2. 1 (uma) bolsa mensal no valor de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais), conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 09 (nove) meses, correspondente ao período de outubro/2025 a junho/2026.

4.2. Poderão ser aprovados candidatos em número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).

4.3. O início das atividades/contratação ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital. Não se permitida a alteração e/ou a complementação da documentação as a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.

5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a) selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe de coordenação do projeto objeto deste edital.

5.3. É vedada a contratação de bolsista, bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado, de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.

 

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. A seleção será realizada em duas etapas, que consistirão em:

6.1.1. Análise dos currículos e cartas de intenção dos(as) candidatos(as).

6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.  

6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista, verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada no site https://fapunifesp.edu.br/editais

6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por vaga.

6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato, independentemente do motivo alegado.

 

7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Etapa

Descrição

Caráter/Detalhamento

Período

1ª fase

Análise curricular

Classificatória e eliminatória

03/09/2025 a 04/09/2025

2ª fase

Convocação para Entrevista

Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase

05/09/2025

3ª fase

Entrevista

Classificatória e eliminatória

09/09/2025

4ª fase

Resultado preliminar

Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de recursos

10/09/2025

5ª fase

Recursos

Solicitação de reconsideração do resultado preliminar

Primeiro dia útil após a data de divulgação do resultado preliminar

11/09/2025

6ª fase

Resultado pós recursos

Divulgação da listagem final de candidatos aprovados

12/09/2025

 

7.1. O presente processo seletivo será válido por 09 (nove) meses, contados a partir da data de divulgação do resultado final deste Edital.

7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e disponibilidade de recurso financeiro adicional, hipótese em que haverá retificação do prazo de contratação definido neste edital.

7.3. O valor da bolsa somente conseguirá ser reajustado se houver disponibilidade de recursos financeiros, alteração do plano de trabalho e aprovação do órgão financiador, hipótese em que poderá ser analisada a retificação do valor da bolsa definido neste edital.

7.4. As atividades terão início em 01/10/2025 e término em 30/06/2026, condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.

 

8. DOS RECURSOS

8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a) candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo PROJETO “MDA - Comida de verdade no prato: Agroecologia em redes”, EDITAL N° 108/2025.

8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidi pelo deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá recurso contra a decisão da Comissão.

8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especicados neste Edital.

 

9. DA CONCESSÃO DA BOLSA

9.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) como Titular deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será disponibilizado pela FapUnifesp.

9.2. Para elaboração do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a) aprovado(a) como Titular, deverá providenciar a documentação, as declarações e os formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto: cfsilva@unifesp.br

9.3. É obrigatório que a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.

9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil pode solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua seleção neste Edital.

9.4.1. A solicitação da carta deverá ser enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br, acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.

 

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade do(a) solicitante.

10.2. A inscrição pressupõe a concordância com todos os itens deste Edital.

10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste edital podem ser obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br

10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente edital.

10.5. A qualquer tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício.

10.7. Os candidatos que forem aprovados como suplentes ou cadastro reserva deverão acompanhar, com frequência, a aba “Etapas” do Edital, bem como a caixa de entrada do e-mail informado no ato da inscrição, para verificar eventual convocação.

10.8. Eventual suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deve ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular e entrevista do candidato.

 

11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

11.1. As partes concordam que qualquer atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas aplicáveis.

11.2. Os dados pessoais coletados para inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins de prestação de contas.

11.3. Disposições específicas relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na Política de Privacidade da FAP.

11.4. Dúvidas, questionamentos e requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail:  dpo@fapunifesp.edu.br.

 

 

  

 

12/09/2025 às 11:57
Resultado Final

A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão da fase de recursos:

Bolsista Apoio Gestor de Comunicação – APOIO_COMU

TITULAR

Luá Bonduki de Sousa

SUPLENTES

1ª Nahara Teixeira Paula Araújo

2º Davi Hideo Ogata Takio

3ª Isadora Maria Figueiredo Vitti

4ª Ana Luiza Frari

10/09/2025 às 13:39
Resultado Preliminar

A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):

Bolsista Apoio Gestor de Comunicação – APOIO_COMU

TITULAR

Luá Bonduki de Sousa

SUPLENTES

1ª Nahara Teixeira Paula Araújo

2º Davi Hideo Ogata Takio

3ª Isadora Maria Figueiredo Vitti

4ª Ana Luiza Frari

 

05/09/2025 às 17:08
Convocação para Entrevista

Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada no dia 09/09/2025, nos horários especificados.

As entrevistas serão realizadas por videoconferência, através da plataforma Google Meet: 

Link da videochamada: https://meet.google.com/uau-objr-kjg

Bolsista Apoio Gestor de Comunicação - APOIO_COMU

09h:00min – Nahara Teixeira Paula Araújo

09h:20min – Isadora Maria Figueiredo Vitti

09h:40min – Ana Luiza Frari

10h:00min – Luá Bonduki de Sousa             

10h:20min – Davi Hideo Ogata Takio 

Nenhum arquivo cadastrado.